Imersão internacional

Gestão de Clínica

e Negócios em Reabilitação:

MARKETING, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Lisboa - Portugal

A IEX está organizando uma imersão inédita para 2024, a Imersão Internacional em "Gestão de Clínica e Negócios em Reabilitação: marketing, inovação e empreendedorismo”. Esta Imersão vai acontecer entre os dias 02 a 06 de dezembro de 2024, na cidade de Lisboa, Portugal. A carga horária da Imersão será de 30 horas.


DATA:

02 a 06 de dezembro de 2024 (segunda a sexta-feira) das 09h às 16h30 (horário de Lisboa), com uma hora e meia de almoço.


OBJETIVOS:

Esta imersão tem por objetivo principal capacitar os profissionais envolvidos no empreendedorismo e na gestão de clínicas de reabilitação, proporcionando-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para uma gestão eficiente e bem-sucedida. Os participantes terão uma formação completa e abrangente, que irá capacitá-los a gerir com eficiência e inovação as empresas e serviços relacionados à reabilitação.

Com temáticas que aprofundam o conhecimento em gestão de pessoas, empreendedorismo, finanças, tendências e gestão de crise, temas que são fundamentais para alcançar o sucesso nesse setor que está em constante evolução.



CONTEÚDOS:



EMPREENDEDORISMO

Os alunos serão incentivados a identificar oportunidades de negócio na área de reabilitação, a criar planos de negócios sólidos e a desenvolver habilidades empreendedoras, incluindo visão estratégica, análise de mercado e gestão financeira. Alguns temas abordados serão:


  • Introdução ao Empreendedorismo;
  • Geração de Ideias e Identificação de Oportunidades;
  • Planejamento de Negócios;
  • Marketing;
  • Introdução à vertente financeira e fontes de investimento;
  • Prática.


Ministrante:

Cláudia Antunes Marante é gestora de projetos e coach no Católica Lisbon Digital + Sustainable Innovation Lab (DSIL). Leciona cadeiras nas áreas Modelos de Negócios Digitais e Inovação de Modelos de Negócios na Universidade Católica Portuguesa, mas também internacionalmente, como na escola de negócios KEDGE. No DSIL, Cláudia gere as relações com stakeholders, tendo sido convidada para dar vários workshops e palestras sobre inovação de modelos de negócios para diversas organizações, incluindo o Banco Santander, o Conselho Municipal de Zdunska Wola, na Polônia, Universidade Bob Jones, a Universidade de San Diego, entre outros. Além disso, Cláudia está desenvolvendo o seu doutorado na área de transformação digital e inovação de modelos de negócios na indústria de energia. Possui mestrado em Administração e Direção de Empresas pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Possui uma vasta experiência em investigação, tendo sido investigadora convidada na Universidade de Glasgow, em 2012. Antes de incorporar o DSIL, Claudia trabalhou como Analista de Dados na Cisco Systems, em Portugal.


ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Esta aula abordará os principais conceitos relacionados à economia, aprofundando o entendimento sobre os cenários em ambiente macro e microeconômico, bem como objetiva compreender os ciclos de curto e médio prazo e suas influências no mercado financeiro. Alguns temas abordados serão:


  • Análise do desempenho da empresa (risco e rentabilidade);
  • Principais aspetos do plano financeiro;
  • Determinação do valor e retorno dos investimentos;
  • Análise de risco.


Ministrante:

Paulo Viegas é professor Auxiliar de Finanças na ISCTE Business School e membro integrado da Business Research Unit (BRU) – ISCTE. Paulo tem ministrado e coordenado diversos cursos em finanças, incluindo Risco de Mercado, Risco de Crédito, Gestão de Risco Financeiro, Finanças Empresariais e Mercados Financeiros. Ele também conduz regularmente cursos para executivos de diversas entidades, incluindo bancos centrais, bancos, empresas e governos. Com trabalhos de investigação publicados em revistas científicas de referência, os seus interesses de pesquisa incluem mercados financeiros, gestão de risco financeiro, questões regulatórias bancárias e finanças sustentáveis. Desenvolveu modelos empíricos para prever a sobrevivência, o incumprimento de pagamentos e o risco de falência das empresas e obteve um PhD em Finanças pela ISCTE Business School.


GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

Neste módulo, os profissionais irão compreender como liderar, motivar e gerenciar equipes é essencial para o bom funcionamento de uma empresa de reabilitação. Os participantes aprenderão a recrutar, selecionar, treinar e avaliar colaboradores, além de desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos. Alguns temas abordados serão:


  • Liderança estratégica: pessoas, processos e resultados;
  • Construir a cultura de engajamento e incentivo a ideias revolucionárias;
  • Gestão de famílias;
  • Estimular os profissionais a pensar e agir de forma a inovar diante dos desafios e das exigências atuais das organizações e serviços de saúde;
  • O papel e características do líder;
  • Construção e desenvolvimento de equipe;
  • Conceito de clima organizacional (técnicas para mensurar clima organizacional);
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de crise entre equipe e o papel do líder na intermediação de conflitos.


Ministrante:

Andreia Borges é doutora em Gestão (especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional) e psicóloga social e organizacional. Trabalhou no departamento de Recursos Humanos da Sonae Sierra e tem experiência como investigadora na Católica Lisbon School of Business and Economics, no CETRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento e na Polícia de Segurança Pública (PSP). Atualmente, é professora assistente adjunta na Nova SBE onde leciona Psicologia a futuros gestores e economistas. É também professora convidada no ISCTE onde leciona Gestão de Recursos Humanos e professora assistente na Universidade Europeia onde ensina métodos de investigação e liderança nas organizações. A sua investigação explora novas formas de pensar sobre as dimensões social, ética e ambiental das empresas. Explora também a liderança, a gestão de recursos humanos e outras ideias de ética empresarial e comportamento político que reforçam a ação empresarial e o capital político. Publicou em jornais científicos conceituados tais como o Social Responsibility Journal, Corporate Social Responsibility and Environmental Management e Policing: A Journal of Policy and Practice.



BRANDING E MARKETING

No que diz respeito ao branding e ao marketing, os alunos serão instruídos sobre estratégias de divulgação e promoção de serviços de reabilitação. Eles aprenderão a desenvolver campanhas de marketing eficazes, a utilizar mídias sociais e ferramentas digitais para alcançar os públicos, além de compreender a importância da imagem da marca e do relacionamento com os clientes. Alguns temas abordados serão:



  • Branding e Marketing: planejamento de comunicação integrada;
  • Desenvolvendo uma estratégia de posicionamento de mercado para a construção e consolidação da marca;
  • Experiência do cliente: relação consumidor e marca;
  • Marketing Digital: promoção das marcas nos canais digitais;
  • Indicadores, métricas e monitoramento de resultados.


Ministrante:

Camila Siqueira é uma profissional com vasta experiência no setor de vendas e marketing. Com um histórico diversificado, no campo das vendas, atuou em diferentes segmentos, incluindo vestuário, alimentos e bebidas, educação e saúde. No marketing, destacou-se em áreas como promoção de eventos, intraempreendedorismo, viagens e lazer. Com uma sólida experiência nos mercados B2C e B2B, atualmente exerce o cargo de Desenvolvedora de Negócios em uma Agência Criativa de Comunicação. Com foco nas pessoas, orienta empreendedores na melhoria de seus negócios e colabora no desenvolvimento das marcas no ambiente digital. Sua visão estratégica foi ampliada com a mudança para Portugal, onde atualmente reside e desempenha um papel ativo nos mercados brasileiro, português e angolano.


INOVAÇÃO E NEGÓCIOS

Nesta aula, os alunos irão aprofundar os conhecimentos nas temáticas de inovação e negócios, proporcionando aos participantes uma compreensão abrangente e atualizada sobre as dinâmicas empresariais em tempos de transformação. Alguns temas abordados serão:


  • Introdução à inovação em negócios;
  • Estratégia em tempos de transformação digital;
  • Inovação de modelos de negócio;
  • Crescimento e implementação de negócios;
  • Sustentabilidade;
  • Prática.


Ministrante:

Cláudia Antunes Marante é gestora de projetos e coach no Católica Lisbon Digital + Sustainable Innovation Lab (DSIL). Leciona cadeiras nas áreas Modelos de Negócios Digitais e Inovação de Modelos de Negócios na Universidade Católica Portuguesa, mas também internacionalmente, como na escola de negócios KEDGE. No DSIL, Cláudia gere as relações com stakeholders, tendo sido convidada para dar vários workshops e palestras sobre inovação de modelos de negócios para diversas organizações, incluindo o Banco Santander, o Conselho Municipal de Zdunska Wola, na Polônia, Universidade Bob Jones, a Universidade de San Diego, entre outros. Além disso, Cláudia está desenvolvendo o seu doutorado na área de transformação digital e inovação de modelos de negócios na indústria de energia. Possui mestrado em Administração e Direção de Empresas pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Possui uma vasta experiência em investigação, tendo sido investigadora convidada na Universidade de Glasgow, em 2012. Antes de incorporar o DSIL, Claudia trabalhou como Analista de Dados na Cisco Systems, em Portugal.



E ainda MAIS, nossa imersão contará com a presença de convidados especiais, que irão ministrar palestras relacionadas ao tema.


Roberto Ragozzino - Expansão de Negócios



Roberto Ragozzino é Professor de Estratégia e Empreendedorismo na Nova SBE. Ele possui um doutorado em Política e Estratégia Empresarial pela Ohio State University. Sua pesquisa abrange amplas áreas de estratégia corporativa, empreendedorismo e gestão internacional. Ele estuda fenômenos empresariais nessas áreas, utilizando frameworks teóricos como economia da informação, teoria da agência e economia dos custos de transação. Ele é membro da Academy of Management e da Strategic Management Society. Ministra cursos desde o nível de graduação até o doutorado e participou de programas de educação executiva ao redor do mundo, trabalhando em várias empresas, desde multinacionais até empreendimentos empresariais.


Andrea Materzanini - Gestão de Pessoas



Andrea Materzanini é um psiquiatra e psicoterapeuta italiano. Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Milão e especializado em Psiquiatria em Brescia. Desde 2001 dirige o Departamento de Saúde Mental e Dependências da ASST de Franciacorta (Brescia, Itália).

É promotor e apoiante de inúmeras iniciativas que visam a colocação profissional e a inclusão social de pessoas com doenças mentais, em colaboração com organismos sociais públicos e privados. A Cascina Clarabella e o Budget da Saúde são dois exemplos dos métodos operacionais que serão abordados no Curso. Leciona Reabilitação Psiquiátrica na Universidade Estadual de Brescia e na Universidade Católica de Milão e Roma.


Ouriel Grynszpan - Inovação e Tecnologia voltada ao Transtorno do Espectro Autista



Ouriel Grynszpan é, atualmente, professor na Université Paris-Saclay e afiliado ao Laboratório Interdisciplinar de Ciências Digitais (LISN, www.lisn.upsaclay.fr). Sua pesquisa está na interseção da psicologia, neurociências e comunicação humano-computador. Ouriel liderou vários projetos na área de interação humano-máquina, com um número significativo focado em tecnologias digitais para autismo. Ele esteve envolvido na organização de encontros e conferências internacionais dedicadas à tecnologia para autismo. Desde 2020, ele é o chefe do programa de "Interação Humano-Computador" no programa de mestrado em Ciências da Computação na Université Paris-Saclay.


PÚBLICO-ALVO:

Profissionais graduados nas áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e demais profissionais que gerenciam clínicas e centros de reabilitação.


Carga horária e local:

A carga horária da Imersão será de 30 horas, sendo composta por aulas teóricas e palestras.

ISCTE Business School: Avenida das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Portugal.


🔖DESCONTO EM GRUPO:

5% (grupo de três ou quatro pessoas)

10% (grupo de cinco ou mais pessoas).


*Para ter o desconto de grupo, é necessário que todos os membros efetuem a inscrição e a assinatura do contrato no prazo de uma (1) semana a contar da data da primeira inscrição (ultrapassando este prazo, os pagamentos serão gerados no valor de inscrição individual). Para solicitar o desconto, indique que a inscrição está sendo realizada em grupo no formulário de inscrição abaixo, também é preciso indicar o nome completo de todos os membros do grupo, há campos específicos para essas indicações, leia com atenção. Todos os membros do grupo precisam realizar a inscrição com as devidas indicações para receber o desconto.


A IEX certificará o curso.


O curso será realizado com tradução consecutiva de Espanhol>Português.


No valor do curso está incluso: kit do aluno, material pedagógico contendo artigos, apostilas e fotocópias.


*A IEX se reserva o direito de mudança na grade de professores por motivo de saúde ou por motivos que impossibilitem a presença dos docentes, fazendo a substituição imediata, com aviso prévio aos alunos.

**A IEX se reserva o direito de mudança do local das aulas teóricas e/ou práticas.

Caso queira mais informações sobre o curso antes de se matricular, entre em contato pelo e-mail: comercial@institutoinclusaoeficiente.com.br ou pelo whatsapp (49) 99803-1894 e só preencha o formulário após sanar todas as suas dúvidas!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM