PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL COM BEBÊS: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO

DO NASCIMENTO À PRÉ-ESCOLA


Buenos Aires - Argentina

A espera terminou, a IEX está organizando uma nova turma da Imersão Internacional em "PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL COM BEBÊS: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DO NASCIMENTO À PRÉ-ESCOLA". Esta Imersão vai acontecer entre os dias 12 e 16 de fevereiro de 2025, na cidade de Buenos Aires, Argentina. A carga horária da Imersão será de 30 horas, sendo compostas por aulas teóricas e práticas.


DATA:

12 a 16 de fevereiro de 2025 (quarta a domingo) das 09:00h às 16:30h (horário de Buenos Aires), com uma hora e meia de almoço.


INTRODUÇÃO


Sabemos, com base em décadas de trabalho clínico e pesquisa sobre o desenvolvimento de crianças afetadas por distúrbios do processamento sensório-motor, que quase todos os casos podem ser atribuídos à genética, lesão perinatal ou efeitos iatrogênicos da prematuridade e do ambiente de terapia intensiva neonatal. O processamento sensorial normal também é afetado de forma prejudicial por traumas emocionais na primeira infância. Em todos esses casos, o caminho comum final é determinado por alterações fisiológicas na neuroplasticidade, provocando distúrbios funcionais na autorregulação, na modulação sensorial, no vínculo entre pais e bebês, no desenvolvimento postural-motor e na práxis inicial. Esses distúrbios contribuem para a incapacidade ocupacional e comportamental em crianças com outros diagnósticos primários de desenvolvimento, como autismo, TDAH e distúrbios de aprendizagem.


Por meio da terapia ocupacional precoce que utiliza métodos de avaliação e intervenção baseados no processamento sensório-motor, as evidências preliminares sugerem que essa abordagem tem o potencial de aprimorar a neuroplasticidade estrutural nas principais vias sensório-motoras e, assim, melhorar a função ocupacional.


Esse curso intensivo fornecerá aos participantes ferramentas para avaliar as capacidades de processamento sensorial e motor de bebês desde o nascimento até os três anos de idade, a fim de informar sobre as abordagens científicas para intervenções baseadas no processamento sensorial na clínica, em casa e na creche. 



OBJETIVOS


  • Explicar os principais aspectos da plasticidade do desenvolvimento, o desenvolvimento normal do processamento do sistema sensório-motor no útero e no período pós-natal e as implicações no desenvolvimento.
  • Descrever vários aspectos da microestrutura atípica da mielina cerebral que foram encontrados em crianças com distúrbios do processamento sensorial e distúrbios associados ao desenvolvimento.
  • Avaliar as respostas dos bebês aos estímulos sensoriais ambientais e sociais e identificar sinais de estresse nos sistemas fisiológicos e neurocomportamentais, bem como aqueles que indicam um estado de equilíbrio e adaptação do bebê.
  • Descrever as experiências de posicionamento e movimento inadequados no berçário neonatal e em casa, bem como as possíveis consequências para o desenvolvimento, em longo prazo, do posicionamento inadequado.
  • Avaliar, identificar as necessidades e modificar os ambientes sensoriais do hospital neonatal, da casa e da creche para estimular a capacidade de autorregulação e o neurodesenvolvimento dos bebês.
  • Distinguir entre os padrões típicos de processamento sensorial de crianças pequenas com transtornos do espectro autista e crianças com outros problemas de aprendizado e atenção.
  • Explicar os fundamentos sensoriais do controle postural precoce, da integração bilateral e da práxis, para aplicação na avaliação e no tratamento da T.O.
  • Descrever as principais áreas de avaliação sensório-motora da T.O. em bebês e crianças pequenas, implementar e interpretar as principais ferramentas de avaliação para uso no planejamento de intervenções.
  • Implementar estratégias sensoriais de posicionamento, manuseio e alimentação que melhorem o vínculo bebê-família, a alimentação e a socialização precoce.
  • Explicar as aplicações apropriadas dos equipamentos clínicos de integração sensorial para uso em bebês e crianças muito pequenas.
  • Abordar a utilização de equipamentos e materiais disponíveis, desenvolvimento de atividades de tratamento adequadas e motivadoras para bebês e crianças pequenas.
  • Com base no(s) caso(s) clínico(s) apresentado(s) pela instrutora, elaborar um plano de tratamento básico para implementação na clínica e um programa domiciliar para cuidadores com base nos mesmos princípios.


PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em Terapia Ocupacional que tenham formação em Integração sensorial de Ayres (serão aceitas certificações CLASI, USC, FORMAÇÃO BRASILEIRA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL e LAC ASI).


Carga horária e Local:


A carga horária da Imersão será de 30 horas, sendo composto por aulas teóricas e práticas.

As aulas serão na cidade de Buenos Aires, Argentina.


Coordenadora


Susan Stallings-Sahler, Ph.D., OTR/L, FAOTA


Doutora em Psicologia Educacional/Desenvolvimentista e Mestre em Terapia Ocupacional. Teve experiência e fez estágio com a fundadora da teoria e prática da integração sensorial, Dr. A. Jean Ayres. Tem experiência de 35 anos em prática clínica com bebês e crianças pequenas. Foi ex-professora titular nas principais universidades dos EUA e como membro do corpo docente da Sensory Integration International. Sua pesquisa é na área de desenvolvimento de instrumentos padronizados e ela é a autora do Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) publicado pela Academic Therapy Publications. Ela é autora de 80 publicações e apresentações e publicou recentemente um livro recém-aclamado, Linking Sensory Integration and Mental Health: Nurturing Self-Regulation in Infants and Young Children (2022), publicado pela Zero to Three, líder em recursos educacionais de intervenção precoce. É certificada em avaliação e tratamento de integração sensorial e em tratamento de neurodesenvolvimento pediátrico (Bobath/NDT).


🔖DESCONTO EM GRUPO:

5% (grupo de três ou quatro pessoas)

10% (grupo de cinco ou mais pessoas).

*Para ter o desconto de grupo, é necessário que todos os membros efetuem a inscrição e a assinatura do contrato no prazo de uma (1) semana a contar da data da primeira inscrição (ultrapassando este prazo, os pagamentos serão gerados no valor de inscrição individual). Para solicitar o desconto, indique que a inscrição está sendo realizada em grupo no formulário de inscrição abaixo, também é preciso indicar o nome completo de todos os membros do grupo, há campos específicos para essas indicações, leia com atenção. Todos os membros do grupo precisam realizar a inscrição com as devidas indicações para receber o desconto.


A IEX certificará o curso!


O curso será realizado com tradução consecutiva de Inglês>Português.


No valor do curso está incluso: kit do aluno, material pedagógico contendo artigos, apostilas e fotocópias.


*A IEX se reserva no direito de mudança na grade de professores por motivo de saúde ou por motivos que impossibilitem a presença dos mesmos, fazendo a substituição imediata, com aviso prévio aos alunos.

**A IEX se reserva no direito de mudança do local das aulas teóricas e/ou práticas.


Caso queira mais informações sobre o curso antes de se matricular entre em contato pelo e-mail iex2@institutoinclusaoeficiente.com.br ou pelo whatsapp (41) 99803-1894 e só preencha o formulário após sanar todas as suas dúvidas!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM