Imersão Internacional Raciocínio clínico em

Integração Sensorial no TEA: 

uma intervenção sensorial na perspectiva do brincar

Faro | Portugal


Vocês pediram e nós atendemos! A IEX está organizando uma nova turma da Imersão Internacional em "Raciocínio clínico em Integração Sensorial no TEA: uma intervenção sensorial na perspectiva do brincar".



DATA:

04 a 08 de junho de 2025 (quarta-feira a domingo) das 09:00h às 16:00h (horário de Lisboa), com uma hora de almoço.


📌CARGA HORÁRIA E LOCAL:

A carga horária da Imersão será de 30 horas, sendo composto por aulas teóricas e práticas.

LOCAL: Cidade de Faro na região do Algarve, no sul de Portugal.


OBJETIVO:



A integração sensorial é o processo neurológico através do qual a criança aprende sobre o próprio corpo e sobre tudo o que a rodeia, expressando-se por respostas adaptativas no contexto das suas brincadeiras. O brincar é a principal ocupação da vida de cada bebê e de cada criança. Esta é uma atividade natural e essencial para a autorregulação e auto expressão, que permite à criança organizar os pensamentos, sentimentos e todas as competências – sejam elas motoras, sensoriais, sócio afetivas, cognitivas ou de linguagem, enquanto descobre o mundo e este lhe começa a fazer sentido.


Ao final da imersão, o aluno será capaz de demonstrar conhecimentos sobre:


  • O raciocínio clínico interpretando os dados da avaliação de integração sensorial e brincar, com foco na intervenção dos pacientes com TEA;
  • A influência da integração sensorial nas etapas do brincar com o corpo, com os objetos e social/emocional na primeira infância;
  • A influência da integração sensorial no desenvolvimento do comportamento lúdico;
  • Identificar a importância da avaliação de integração sensorial e do brincar, as metodologias e os diversos instrumentos disponíveis;
  • O desenvolvimento das competências de brincar com o corpo, com os objetos, social, emocional e simbólico nos primeiros três anos de vida;
  • A importância da integração sensorial no brincar e o impacto dos diversos quadros de disfunção de integração sensorial no brincar; 
  • Tipos e categorias de brincar;
  • A elaboração de objetivos terapêuticos com base na avaliação.


PÚBLICO-ALVO: Terapeutas Ocupacionais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


  • Integração Sensorial e TEA;
  • A Integração Sensorial e a disfunção de integração sensorial;
  • Classificação das disfunções do processamento sensorial;
  • As Neurociências, o brincar e a integração sensorial; 
  • As formas de classificar o brincar;
  • O desenvolvimento das competências de brincar com o corpo;
  • O desenvolvimento das competências de brincar com os objetos;
  • O desenvolvimento das competências do brincar emocional social; 
  • O desenvolvimento de competências de brincar simbólico;
  • Os esquemas de brincar; 
  • Impacto da disfunção de integração sensorial nas competências de brincar e no comportamento lúdico;
  • Instrumentos de avaliação de integração sensorial; 
  • Discussão de casos clínicos de crianças com TEA;
  • Raciocínio clínico; 
  • Planejamento da intervenção


METODOLOGIA:


  • Prática em grupo;
  • Análise de vídeos;
  • Discussão de grupo.


COORDENAÇÃO:


Paula Serrano


Terapeuta Ocupacional desde 1993, possui mestrado em Terapia Ocupacional – Área de especialização Integração Sensorial, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Possui certificação em Integração Sensorial pela University of Southern California (Department of Occupational Science and Therapy e Western Psychological Services) e também no Conceito Neuroevolutivo (Bobath) pela European Bobath Tutors’ Association. Formadora certificada nas áreas específicas de desenvolvimento infantil, ensino especial e Integração Sensorial. Atualmente é professora adjunta convidada no Mestrado em Terapia Ocupacional, área de especialidade Integração Sensorial na Escola Superior de Saúde do Alcoitão e professora na pós-graduação em Brincar na mesma instituição. Além disso, é colaboradora na Universidade do Algarve em diversas pós-graduações. É coordenadora e diretora clínica do Centro de Estimulação para o Desenvolvimento e Aprendizagem «Miúdos & Etc.». Autora dos livros “A Integração Sensorial no Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança”, “O Desenvolvimento da autonomia da Criança dos 0 aos 3 anos” e, juntamente com Cira de Luque, do Livro “A Criança e a Motricidade Fina”, editados pela editora Papa-Letras em português e pela editora Narcea em Castelhano.


🔖DESCONTO EM GRUPO:

5% (grupo de três ou quatro pessoas)

10% (grupo de cinco ou mais pessoas).

*Para ter o desconto de grupo, é necessário que todos os membros efetuem a inscrição e a assinatura do contrato no prazo de uma (1) semana a contar da data da primeira inscrição (ultrapassando este prazo, os pagamentos serão gerados no valor de inscrição individual). Para solicitar o desconto, indique que a inscrição está sendo realizada em grupo no formulário de inscrição abaixo, também é preciso indicar o nome completo de todos os membros do grupo, há campos específicos para essas indicações, leia com atenção. Todos os membros do grupo precisam realizar a inscrição com as devidas indicações para receber o desconto.


A IEX certificará o curso!


No valor do curso está incluso: kit do aluno, material pedagógico contendo artigos, apostilas e fotocópias.

*A IEX reserva-se o direito de mudança na grade de professores por motivo de saúde ou por motivos que impossibilitem a presença dos docentes, fazendo a substituição imediata, com aviso prévio aos alunos.

**A IEX reserva-se o direito de mudança do local das aulas teóricas e/ou práticas.

Caso queira mais informações sobre o curso antes de se matricular, entre em contato pelo e-mail: comercial@institutoinclusaoeficiente.com.br ou pelo whatsapp (49) 99803-1894 e só preencha o formulário após sanar todas as suas dúvidas!